28 de novembro de 2017

Catetinho

A primeira residência oficial em meio à natureza

O “Palácio das Tábuas” foi a primeira residência presidencial em Brasília, construída em dez dias e inaugurada em novembro de 1956, quando o presidente Juscelino Kubitschek expediu os primeiros atos destinados à construção da futura capital.

Catetinho

O nome Catetinho é uma homenagem ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, que abrigou durante muitos anos os presidentes brasileiros. Trata-se de uma edificação totalmente despojada, de linhas modernistas puras, com pilotis no térreo e um pavimento superior de planta retangular – onde se situam quatro suítes, dois quartos, uma sala para os atos presidenciais e um pequeno bar, todos com acesso a partir de uma circulação aberta, que se estende por todo o sentido longitudinal da edificação. Aos fundos, um anexo térreo abriga a cozinha e quarto de empregada, também de madeira.

Está situado próximo a uma fonte alimentada por quatro nascentes de água mineral cristalina, em meio a um ambiente denso de vegetação nativa, caracterizando um local singular e de excepcional beleza natural. A nascente leva hoje o nome de Tom Jobim, já que foi nesse local que ele compôs o samba Água de Beber.

Foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional logo após a construção de Brasília em 1960.

Aberto de terça-feira a domingo das 9h às 17h.